Alimentação saudável e saúde mental

Você já sabe que escolher bem os alimentos é importante para sua saúde física. Mas conhece as vantagens para a saúde mental? Vamos ver quais são e quais alimentos e nutrientes as trazem.

Primeiro, vamos procurar saber mais sobre a relação entre o efeito do que comemos e bebemos em nosso corpo e nossa estrutura mental. Há três fatores a se observar: radicais livres, inflamações e micróbios do intestino.

Se não controlados e em excesso, os radicais livres podem nos envelhecer rápido e matar células, inclusive neurônios. Como resultado, podem aparecer a ansiedade, a sensação de cansaço, o desequilíbrio emocional e dores de cabeça. É possível manter os radicais em nível adequado por meio de alimentos com propriedades antioxidantes, como frutas e vegetais.

Um estudo feito no Reino Unido mostrou a relação entre inflamações e casos de depressão. É comum também que se ligue os processos inflamatórios à ansiedade, já que esta e a depressão muitas vezes estão juntas. Um exemplo de nutriente com efeito anti-inflamatório é o ômega-3, uma das chamadas gorduras do bem. Ele se encontra em peixes, nozes, amêndoas, azeite, sementes de chia e linhaça e no óleo de linhaça, quando frio.

No nosso intestino, existem micróbios que tornam mais fácil quebrar os alimentos na digestão e absorver os nutrientes. Sem o devido equilíbrio entre esses micróbios e outros que causam doenças, algumas substâncias ruins podem invadir o intestino, inclusive as inflamatórias. Para manter esse equilíbrio, uma dica é procurar alimentos ricos em fibras, como grãos, feijão e folhas verdes.

Vale ainda destacar o papel do intestino na produção da serotonina, hormônio que causa bem-estar, conforto e felicidade. As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 etc.) ajudam a produzir esse hormônio. Elas estão em muitos alimentos, como peixes, frutas, vegetais, castanhas, cogumelos e queijos.

Mas atenção: todas essas dicas alimentares não eliminam a necessidade de se consultar o psicólogo. Converse com ele sobre as possíveis causas, os efeitos na sua vida e o melhor tratamento.

Lembre-se: mente sã em corpo são!

Fonte de referência: TecMundo, Essential Nutrition, CEPEUSP, Revista Galileu, Seu Amigo Farmacêutico, Biologicus

Alimentação saudável e saúde mental
Rolar para o topo
Skip to content