Qualidade de vida: como vai a sua?

Você já deve ter ouvido falar em qualidade de vida. Mas sabe definir o que é?

É o nível das condições básicas e suplementares da vida humana. É o quão “de bem com a vida” você está. Seu nível de bem-estar físico e mental, de relação social e outras coisas essenciais, como saúde e educação.

Não é necessária muita explicação sobre a importância disso tudo, certo? Pois bem, o que faremos aqui é apenas uma reflexão. Você acha que sua vida vai mal hoje?

Saúde física

Como está sua saúde física? Tem feito exercícios ou ficado o dia inteiro na cama ou no sofá? Considera-se que a falta de atividades físicas é a principal causa de mortes repentinas. Além disso, pode piorar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e males do coração. Portanto, é muito bom ter uma maneira de exercitar seu corpo. Pode ser um esporte, uma corrida no parque, uma caminhada na praia, um treino na academia ou o que for. Faça o que lhe der mais prazer, e não tenha medo de tentar algo novo.

Outra dica importante é uma boa alimentação. É normal aprendermos em nossas vidas a importância das vitaminas, sais minerais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Refrigerantes e salgadinhos, só uma vez ou outra. O bom mesmo é o natural. Frutas, vegetais, sucos.

Saúde mental

E sua saúde mental, como acha que está? Sente que está sem tempo, pressionado(a) ou muito estressado(a)? Mas pare para pensar. Você ainda tem sua vida, não? A vida é bela! Procure sempre ver o lado bom das coisas e fazer aquilo que lhe faz bem. E não deixe de contar com as pessoas queridas e importantes se achar necessário. Há momentos que não se deve guardar apenas para si.

Relações sociais

Tudo que foi citado acima tem papel fundamental na vida social. Não cuidar da saúde física e mental será prejudicial ao seu trabalho ou estudo e sua relação com os parentes e amigos. Afinal, você terá dificuldade de enfrentar sua rotina e controlar suas emoções.

“Mente sã em corpo são.”

Fontes de referência: Significados, RunFun BH, Naked Nuts, Biblioteca Virtual em Saúde

Qualidade de vida: como vai a sua?
Rolar para o topo
Skip to content