Borderline: O transtorno que desafia a estabilidade emocional

Você provavelmente conhece alguém ou já ouviu falar sobre o transtorno de Borderline, mas você sabe exatamente do que se trata esse transtorno que atinge cerca de 6% da população. 

O transtorno de Borderline é caracterizado como um distúrbio de personalidade onde ocorrem súbitas mudanças de humor, ou seja, uma doença caracterizada pela intensa instabilidade emocional. Essa instabilidade se torna perceptível nas interações sociais vividas com muita intensidade.

O portador do transtorno de personalidade Borderline não apresenta um tipo específico, mas sim diferentes formas de manifestação da doença. O diagnóstico é complicado devido à presença de vários fatores.

Assim como em muitos distúrbios de personalidade, os sintomas do Borderline podem variar, embora incluam com frequência:

– manifestações constantes de raiva;
– oscilações emocionais intensas;
– crises de identidade relacionadas a autoimagem, autoestima, sexualidade e valores;
– comportamentos impulsivos, como gastos excessivos, comportamento sexual desregrado, abuso de substâncias e alimentação descontrolada;
– sensação de vazio interior;
– dificuldade em lidar com rejeição e abandono;
– pouca capacidade de lidar com situações frustrantes;
– tentativas ou ameaças de automutilação e suicídio;
– relacionamentos afetivos instáveis e intensos.

Tratamento

O tratamento é geralmente realizado com uso de medicamentos antidepressivos, calmantes e medicamentos que estabilizam o humor. Caso os sintomas sejam mais graves a hospitalização ajudará nesse caso. 

Em alguns casos o médico pode recomendar a terapia cognitivo-comportamental ou uma terapia de comportamento dialética. Na terapia comportamental tem em vista realizar a mudança de comportamento e sentimentos relacionados ao distúrbio. Já a terapia dialética encoraja os pacientes a aceitarem o transtorno que possuem e procurar mudar seus comportamentos negativos. 

A Uniica, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, possui uma equipe especializada para auxiliar sempre que necessário.  Quer saber mais sobre as consultas? Entre em contato pelos nossos telefones e conheça a UNIICA!  Nossos números  (41) 3271-5855 e (41) 3271-5854

Borderline: O transtorno que desafia a estabilidade emocional
Rolar para o topo
Pular para o conteúdo