É muito comum encontrar conhecidos, ou mesmo ter a experiência própria, de acordar após beber bastante na outra noite e não se lembrar de nada. Mas será que isso é normal? Não se lembrar de nada no dia seguinte é efeito do álcool? Vamos ver mais sobre a amnésia alcoólica.
Tipos de amnésia alcoólica
Também chamada blecaute alcoólico, a amnésia pode ocorrer de duas formas: total e parcial. Quando é total, a pessoa não se lembra de nada do que passou enquanto esteve sob efeito do álcool. Já na forma parcial, tem apenas alguns flashes de memória do dia em que esteve bêbado.
Identificando sinais
Para saber se está com amnésia alcoólica, uma pessoa pode responder às seguintes perguntas:
- Você bebeu muito ontem à noite? Lembra-se de tudo que aconteceu?
- Lembra quais bebidas tomou?
- Como voltou para casa?
- Encontrou amigos e/ou pessoas conhecidas?
- Sabe onde estava?
Se não se lembra de mais de 3 dessas respostas, isso é um sinal de alerta para o blecaute. E vale lembrar: a condição afeta apenas memórias recentes, vindas de depois do consumo da bebida. Lembranças mais antigas permanecem intocadas.
Por que acontece?
Ainda não se tem total conhecimento sobre como a perda de memória funciona no cérebro. Mas já se sabe que a bebida alcoólica afeta a parte responsável pelo aprendizado e formação de memórias. Assim, quanto mais álcool no sangue, mais difícil é o cérebro funcionar bem.
Quais as chances de acontecer?
Primeiro, quanto maior o teor alcoólico da bebida, maiores são as chances de amnésia. Além disso, uma pessoa de barriga vazia torna-se mais sensível aos efeitos do álcool.
Existem ainda vários outros fatores que aumentam o risco de blecaute alcoólico. Por exemplo, a chance é maior em mulheres e pessoas mais baixas. Vale também observar a quantidade e velocidade de consumo, mistura com drogas e histórico familiar.
Dicas para evitar a amnésia
Uma pessoa com repetidos episódios de amnésia alcoólica corre riscos sérios. Além da dependência, podem aparecer demência, ansiedade, depressão, doenças do fígado e do coração.
Há ainda riscos para pessoas próximas. Por exemplo, dirigir e provocar acidentes de trânsito.
A regra geral é não exagerar na bebida. Mas, se não conseguir, você pode seguir estas dicas:
- Não fique de barriga vazia. Coma alguma coisa antes de beber e a cada 3 horas.
- Beba sempre a mesma bebida. Fuja de misturas, como shots e coquetéis.
- Fique hidratado. Beba um copo d’água antes de cada bebida.
Evite vícios e exageros. Cuide de você e de quem você ama!
Fontes de referência: VivaBem, Tua Saúde