Depressão x ansiedade

São dois transtornos que têm em comum a capacidade de deixar uma pessoa desanimada e sem vontade. É comum que ambos andem juntos, o que pode fazer alguém pensar que são a mesma coisa. Vejamos então a diferença entre um e outro.

Para começar, a depressão tem como característica mais marcante a tristeza, enquanto a da ansiedade é o medo. Essa é a principal diferença. A seguir, os sintomas que podem deixar mais fácil diferenciar cada uma dessas doenças.

Sintomas emocionais

Em geral, a tristeza causada pela depressão vem acompanhada de mau humor e irritação. Já o suor em excesso, o aumento dos batimentos do coração, muitos movimentos e pensamentos e a paralisação que vem depois de tudo isso são sinais comuns de ansiedade.

No sono

Um deprimido costuma sentir mais vontade de dormir, e acorda pensando que deveria ter dormido mais, podendo estar triste ou irritado no dia seguinte. Pode também não conseguir dormir na hora e trocar o dia pela noite.

Mas são os ansiosos que têm muito mais dificuldade em dormir bem. Muitos, enquanto dormem, pensam em várias coisas ao mesmo tempo e, por não ter dado o devido descanso à mente, sentem muito cansaço ao acordar.

Na relação social

A depressão pode fazer a pessoa se isolar, por não querer que os outros percebam seu sofrimento e por medo de críticas e preconceito. Um ansioso, por sua vez, acredita mais na aceitação de seu comportamento pela sociedade, mas é possível que nem todos o entendam.

Dor do passado e presente x dor do futuro

Uma pessoa ansiosa pensa mais no futuro, geralmente tendo ideias ruins sobre o que a espera. Já o deprimido se sente triste pelo que aconteceu e pelo que está acontecendo em sua vida.

Se perceber que algo está fora do normal, não espere para procurar ajuda. Procure seu psicólogo e, se necessário, o psiquiatra. Converse com o profissional sobre o que está sentindo.

Fontes de referência: Terra, Marcelo Parazzi, MedicinaNET

Depressão x ansiedade
Rolar para o topo
Skip to content