O Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas é celebrado em 26 de junho e teve o tema debatido em Curitiba, com a presença da UNIICA – Unidade Integrada de Crise e Apoio à Vida. No Seminário Oportunidades de Recomeço, da Prefeitura de Curitiba e secretaria de Desenvolvimento Humano, especialistas, gestores públicos, representantes de comunidades terapêuticas e instituições parceiras discutiram estratégias de reinserção social, pessoal e econômica de pessoas em processo de recuperação da dependência química.
A Uniica é uma das portas de atendimento em Curitiba para pacientes com demandas psicoterapêuticas encaminhados pela prefeitura e também com atendimentos conveniados e particulares. A participação da instituição reforçou seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade. Da Uniica participaram Flávia Sena, Alana Skavinski, Jéssica Maria da Silva, Junior Tavares e Raul Pablo.

Colaboradores da Uniica participam do seminário
Durante o encontro, foram debatidos temas como qualificação profissional, geração de renda, fortalecimento dos vínculos familiares, acesso ao mercado de trabalho e construção da autonomia, considerados essenciais para a manutenção da recuperação e prevenção de recaídas.
Realizado no Centro de Eventos Imap Barigui, o seminário reforçou a importância da atuação integrada entre poder público, comunidades terapêuticas e instituições parceiras, evidenciando que a recuperação vai além do tratamento, passando pela criação de oportunidades concretas para a reconstrução de projetos de vida.
O evento também promoveu a troca de experiências entre os diversos atores da rede de atendimento, além da apresentação de iniciativas que têm ampliado as oportunidades de recomeço para pessoas que superam a dependência química.

Seminário aconteceu em Curitiba com a participação dos agentes e instituições da rede de atendimento e acolimento psicoterapêutico e social
Irmandade Santa Casa de Curitiba e Uniica
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é uma entidade filantrópica centenária, fundada em 1852, que se consolidou como uma das principais referências em assistência à saúde no Paraná. Com base em valores de solidariedade, humanização e compromisso social, a instituição atua de forma integrada na promoção do cuidado à vida, aliando tradição e inovação em serviços hospitalares, ensino e pesquisa.
Ao longo de sua trajetória, a Irmandade deixou de ser apenas um hospital assistencial para se tornar um complexo de saúde estruturado, com forte atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e também no atendimento particular e conveniado. A Uniica é uma das unidades da rede de hospitais da Irmandade.
Sua atuação se destaca especialmente pela gestão e operação de múltiplas unidades hospitalares e serviços de saúde em diferentes regiões do estado, garantindo acesso qualificado e descentralizado à população. A instituição administra hospitais, maternidades, unidades especializadas e estruturas de apoio, operando com governança profissionalizada, composta por conselhos, diretorias e comitês que asseguram transparência e eficiência na aplicação de recursos.
Além disso, promove integração entre equipes multidisciplinares, investimento em tecnologia e melhoria contínua dos processos assistenciais, consolidando-se como uma organização estratégica na rede de saúde paranaense e um modelo de gestão hospitalar com foco em qualidade, sustentabilidade e atendimento humanizado.

