Todos temos dias difíceis em nossas vidas. Aqueles dias em que temos muito a fazer simultaneamente. Nesse caso, é normal querer parar tudo, jogar para o alto, o que não costuma ser a melhor opção. Por isso, vejamos 15 dicas simples que você pode seguir enquanto enfrenta um dia complicado para se sentir melhor, quando tiver tempo.
1) Acalme sua mente
Meditar é sempre uma ótima saída para se sentir melhor. Escolha um lugar tranquilo e confortável. Sente-se em silêncio. Feche os olhos. Concentre-se em respirar para dentro e para fora. Vá fazendo isso até sentir que o estresse foi embora. Você se sentirá mais otimista e paciente.
2) Saia por aí
Vá fazer um passeio ao ar livre. Pode ser a pé, de bicicleta, patins ou como você quiser. Várias pesquisas mostram que isso dá mais energia, melhora a memória e diminui a ansiedade. Observe a paisagem à sua volta, seja ela humana ou natural. Se estiver no litoral, vá passear à beira-mar ouvindo o som das ondas.
3) Dê risada
Encontre formas de soltar o riso. Leia um livro de piadas, assista a um vídeo de comédia, converse com um amigo que o faz rir. Além de melhorar seu humor, isso traz vantagens ao corpo, pois pode relaxar os músculos e fazer o sangue correr melhor, ajudando você a se sentir melhor.
4) Escreva sobre coisas boas
Coisas boas atraem coisas boas. Pegue uma caneta ou lápis e um papel, ou seu celular ou tablet. Faça uma lista das coisas boas que a vida lhe tem dado. As pessoas queridas, as coisas que dão certo, tudo de bom que há no seu mundo, grande ou pequeno.
5) Deseje o bem aos outros
Escolha uma pessoa que você viu na vida: pode ser um parente, um amigo ou até alguém que não conhece bem. Mentalmente, envie desejos de saúde e felicidade a essa pessoa. Um estudo feito nos EUA mostra que esse exercício pode diminuir o estresse e a ansiedade.
6) Veja o que está perto
Faça um passeio na sua rua ou no seu bairro. Além de ter bom humor, você poderá encontrar uma grande ideia mais perto do que imagina.
7) Ouça música
Quem canta, seus males espanta. Essa é uma das melhores formas de se sentir melhor no cotidiano. E quem ouve também, como mostram algumas pesquisas. Uma delas, do Reino Unido, concluiu que a música pode diminuir a ansiedade em 65%. Outra, feita por cientistas dos EUA e da China, descobriu como ouvir música ajuda a aliviar dores físicas.
Não à toa, a música já virou até forma de terapia (saiba mais aqui). Por isso, selecione suas músicas preferidas e aperte o play.
8) Faça uma tarefa simples
Tire do papel aquela tarefa que já vem adiando há algum tempo. Pode ser um encontro a se marcar, uma lâmpada queimada para trocar, qualquer pequeno trabalho. Além de aliviar o estresse, isso o ajudará a ter vontade de fazer coisas ainda maiores.
9) Conecte-se com seus próximos
Manter contato com quem faz parte da sua vida é muito bom. Você não se sente só e ganha apoio em uma fase difícil.
Há várias formas disso. Converse com um amigo por telefone ou WhatsApp. Mande um e-mail para alguém da sua família para saber como vão as coisas. Marque um dia no café com um colega do trabalho.
10) Faça um lanche saudável
Saco vazio não para em pé. Procure um lanche simples, mas saudável. Comer uma fruta cítrica, como uma laranja ou tangerina, melhorará as defesas do seu corpo. Um pacote de nozes, amêndoas ou pistache equilibra os hormônios do estresse. Grãos integrais, como um mingau de aveia ou uma torrada integral, ajudam a produzir hormônios que melhoram o humor.
11) Faça o bem
Ajudar os outros também pode trazer bem-estar. Pode ser em qualquer dia da semana, e não precisa ser difícil ou demorado.
Você pode abrir a porta ou carregar as compras para alguém. Pode fazer uma doação. Ou ajudar um familiar com uma tarefa simples.
12) Alongue-se
O alongamento, além de diminuir o estresse, envia mais sangue aos músculos. Procure exercícios que trabalhem seu pescoço, ombros, coxas, quadris e a parte de baixo das suas costas.
13) Dê um abraço
Uma música já diz: o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço. O calor humano traz mais força de vontade e alivia a tensão. Procure um parente ou amigo e o abrace.
14) Converse com você mesmo
Pratique a conversa interna. Nela, fuja dos maus pensamentos. Pense nas coisas ruins que têm acontecido e procure ver o lado bom. Repita para si mesmo alguns mantras otimistas, como “nenhum mal é para sempre” ou “amanhã é outro dia”.
15) Agradeça
Novamente, aqui vale a dica da caneta e papel. Escreva palavras de agradecimento às pessoas que lhe fazem bem. Como alguém que lhe fez um pequeno favor, que lhe deu um presente ou que está sempre lhe dando apoio.
Agradeça a tudo que faz sua vida ser mais vida. Seja feliz por ter vida. A vida é bela!
É isso que sempre mostramos na UNIICA. Apoio à vida é com a gente.
Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, Niely, Superinteressante (1) (2)