Como vencer a falta de inspiração

Todos nós temos aquela hora em que dá um “branco” e não nos aparece nenhuma ideia do que fazer ou dizer, seja no trabalho ou na vida em geral. O que fazer quando a falta de inspiração está incomodando?

No mundo digital

Há várias dicas. Algumas delas estão relacionadas à internet e ao mundo digital, sem o qual muitos de nós hoje não vivemos. Você pode criar um site sobre algo de que gosta, como filmes, viagens e esportes.

Atualmente, podcasts e seriados estão em alta. Acompanhá-los pode ser uma boa fonte de inspiração, assim como ver videoclipes musicais e palestras on-line.

Na vida real

Fora do meio virtual, a dica é prestar atenção naquilo que o cerca. Olhe para o céu, para as flores do jardim ou da praça, ou para a pintura no muro abandonado. Converse com o dono daquele restaurante ou salão de beleza a que sempre vai. Deixe que a vida e o mundo ao redor lhe ajude a superar a falta de inspiração.

E falando em mundo, que tal programar uma viagem? Conhecer aquele lugar que você nunca viu, a não ser em fotos e vídeos? Ou rever aquele destino que sempre reserva histórias inesquecíveis? Essa é uma ótima maneira de sair da rotina e não ficar só “no de sempre”.

Porém, nem sempre isso é possível. Às vezes, falta dinheiro ou tempo livre. Nesses casos, existem várias dicas. Você pode ler um livro ou revista, ouvir uma música, álbum ou playlist, ou assistir a um filme ou seriado. Ir às compras no supermercado ou shopping center também pode lhe dar ideias.

Se quiser, participe de um debate, conferência, mesa-redonda ou algo parecido. Mas não fique só assistindo e anotando. Apresente suas ideias e ouça o que os outros têm a dizer.

Depois de tudo isso, anote, registre tudo que viu e ouviu. Você pode usar um caderno, ou talvez seu celular ou tablet. Tire fotos, grave vídeos, escreva notas. A escrita pode ajudá-lo de várias formas: estimulando a concentração, diminuindo o risco de estresse, ansiedade, depressão e até aliviando problemas físicos.

“Sempre olhe pelo lado brilhante da vida.”

Fonte de referência: Follow the Colours

Como vencer a falta de inspiração
Rolar para o topo
Pular para o conteúdo