Como deixar a volta ao trabalho presencial mais fácil?

A volta ao trabalho presencial pode ser difícil para algumas pessoas. Principalmente, porque nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 mudou a vida muitas pessoas. O que era uma rotina comum de acordar, ir trabalhar, passar no mercado, se transformou em um confinamento de quase dois anos. E com ela, uma das principais mudanças na sociedade foi o trabalho a distância. A nossa casa passou a ser nosso lugar de trabalho.

Quem fazia suas obrigações em casa voltou a enfrentar uma série de coisas a que não estava acostumado. Coisas normais: passar pelas ruas para ir e voltar do trabalho, ficar horas na empresa e conversar nos intervalos.

A rotina normal tem suas vantagens. Quem não estava com saudade de sair às ruas e ver a vida voltando? Quem não gosta de ter conversas agradáveis com os colegas e amigos do trabalho?

Mas, a volta ao trabalho presencial significou o retorno, ou a chegada, de alguns obstáculos bem conhecidos. O tempo e as atividades ficam sob controle de outros. Vem a preocupação com a aparência: além de precisar cuidar dela, ficamos incertos sobre como os outros irão nos ver, depois do tanto que mudamos.

Isso sem falar no trânsito cheio e no preço do combustível. Resultado: boa parte dos trabalhadores conta que a volta ao trabalho presencial pode ter impulsionado medos e ansiedades, bem como colocado em xeque nossa saúde mental.

Com todos esses problemas que não existem no trabalho a distância, muitas pessoas ficam ansiosas. Não têm ideia do quanto sofrem, e mal conseguem imaginar como se sentem os outros. Dessa forma, a relação pessoal e o andamento do trabalho parecem mais difíceis do que são.

E o que fazer?

A chave é deixar o funcionário mais à vontade. Não exigir mais do que suas emoções permitem.

Para isso, existem algumas dicas. O retorno pode ser de uma forma mais flexível. Em vez de obrigar a pessoa a voltar ao escritório, deixe-a livre para decidir se seguirá trabalhando em casa. Permita a ela também que escolha em quais dias quer trabalhar de forma presencial. Claro, isso no caso de empregos e empresas que possam oferecer essa diversidade sem impactos.

No caso de trabalhos que necessitam da pessoa presencialmente, lembre-se de que ninguém é de ferro. Ofereça momentos de descontração. Construa um local divertido, acolhedor e que seja um ambiente onde a pessoa consiga exercer sua função, mas também se sentir pertencente à empresa, aumentando a felicidade do colaborador. Organize ou participe de encontros fora do trabalho, como um happy hour ou um jantar à noite.

Por fim, uma dica preciosa é dar apoio à saúde mental do funcionário. Pode ser de dentro da empresa ou de terceiros.

Um recado para chefes e funcionários: pode contar com a UNIICA nesse momento difícil!

Fontes de referência: VivaBem, Sólides

Como deixar a volta ao trabalho presencial mais fácil?
Rolar para o topo
Skip to content