Saúde mental no trabalho: dicas para 2022

Como foram seus dias de trabalho nos últimos dias de 2021? Você mostrou o que faz de melhor? Conheceu seus próprios limites? Soube enfrentar as situações difíceis? Teve bons resultados? Sentiu-se útil?

Tudo isso se encaixa no que a OMS define como saúde mental no trabalho. Sabe-se que o isolamento causado pela pandemia da covid-19 trouxe danos à saúde mental de várias pessoas. Não foi diferente com quem passou a trabalhar de casa e se sentir sozinho. Isso quando possível, pois alguns seguiram no presencial e sentiram mais medo da doença.

Com a chegada das vacinas, tudo começou a voltar ao que era antes. Mas não podemos esquecer o que vivemos nestes tempos difíceis. Aqui vão então algumas dicas para continuar cuidando da sua saúde mental no novo ano que se inicia.

Cuide-se

A primeira é cuidar de si mesmo. Preste atenção nos seus sentimentos, no que você tem feito e antes não fazia, na irritação, no cansaço, na queda de produção, entre outros sinais de que algo vai mal. Caso tenha alguma dúvida, procure um médico especialista e confiável.

Defina limites

Saiba também entender seus limites. Lembre-se: você não é obrigado a aceitar aquilo que não lhe dará prazer ou que não acha que conseguirá fazer.

Descontraia-se

Como diz o ditado, ninguém é de ferro. Esforçar-se muito o tempo todo não faz bem. Nem exigir demais de si mesmo. Por isso, procure sempre ter um tempo para se descontrair. Pode ser vendo televisão, conversando com amigos, correndo ou caminhando no parque, o que você quiser.

Faça exercícios

Aproveitando a deixa da corrida e caminhada, a próxima dica é encontrar alguma atividade física de que você goste. Exercícios melhoram vários indicadores de saúde, além de lhe ajudar a ter mais energia e ficar mais alerta no trabalho. Também diminuem o nível de estresse e melhoram a qualidade do sono.

Um bom ano é você quem faz.

Fontes de referência: Vittude, TST, Forbes

Saúde mental no trabalho: dicas para 2022
Rolar para o topo
Skip to content