Crise emocional e mental

Com os muitos altos e baixos da vida, às vezes é difícil evitar entrar em uma crise mental. Pode ser uma crise emocional, que é quando sofremos e nos estressamos mais do que aguentamos.

Alguns sintomas da crise emocional, ou surto emocional, são:

  • ser agressivo e não poder se controlar;
  • mudanças repentinas de humor e comportamento;
  • pensamentos e visões irreais, fora do normal ou fora de ordem;
  • não conseguir entender ou explicar o que acontece;
  • dificuldade para dormir;
  • perda de apetite e peso;
  • reações exageradas.

E como evitar tudo isso? Há alguns exercícios de respiração e energia que você pode fazer. Procure um lugar espaçoso e tranquilo.

Exercício 1

  • Puxe o ar para dentro da barriga e depois para o peito. Siga o mesmo caminho ao liberar o ar. Repita dez vezes de forma lenta e profunda.
  • Uma dica é fazer o exercício deitado, de olhos fechados, com uma mão na barriga e a outra no peito. Sinta as mãos subindo e descendo, primeiro na barriga, depois no peito.

Exercício 2

  • Esfregue as mãos, como se estivesse com frio. Fique em pé. Chacoalhe o corpo. Você pode até dar pulinhos.
  • Coloque a mão direita no ombro esquerdo. Puxe o ar para dentro e aperte o ombro por dois segundos. Enquanto solta o ar, desça a mão em diagonal até o lado direito do corpo, na parte de baixo.
  • Faça o mesmo ao contrário: mão esquerda, do ombro direito até o lado esquerdo.
  • Repita a sequência três vezes.

Se achar que não conseguirá fazer esses exercícios, ou que eles não terão efeito, você pode procurar seu psicólogo ou psiquiatra.

Conte com a UNIICA!

Fontes de referência: Universa, Arita Treinamentos, Terra

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