Criar um novo hábito não é difícil

Como você deve saber, um hábito é algo que se está acostumado a fazer. É uma ação que você repete com alguma frequência e assim se torna “automática”. Por exemplo, tomar chá de camomila antes de dormir, tirar um cochilo ao chegar do trabalho, ou lavar o rosto após acordar. Tudo isso nada mais é do que buscar soluções para problemas comuns no dia a dia, sem gastar o cérebro. E pode lhe ajudar a ser uma pessoa mais produtiva.

Imagine que você é um computador, ou um smartphone. O hábito é como um jogo, programa ou aplicativo que você não precisa procurar no mercado, shopping, loja de rua ou na sua loja virtual de aplicativos.

As quatro fases do hábito

Às vezes, existe alguma ação que você sente que precisa transformar em hábito, como comer bem e fazer exercícios, não é? Pois, saiba que isso não é difícil. Passa por quatro estágios simples:

  • estímulo – é quando a ideia da recompensa entra no seu cérebro. Pense que tudo que você faz tem um motivo, uma ideia por trás.
  • desejo – quando você sente que quer mesmo fazer aquilo. Ou melhor, que quer os bons resultados que aquilo traz. Por exemplo, o que você quer não é bem treinar na academia, mas ganhar músculos ou perder peso. É sua motivação.
  • resposta – você tira seu desejo do papel. O “querer” se transforma em “fazer”. Para isso, é necessário que você seja capaz e tenha vontade. Não tente fazer mais do que aquilo que pode ou está disposto.
  • recompensa – quando você chegou lá, conseguiu o que queria. Se isso não acontecer, você não terá por que repetir aquilo, e não se criará o hábito.

Não há um padrão para como se recebe o resultado da ação. Alguns podem ver uma ida à academia como algo doloroso e cansativo, outros como algo que é beneficial à saúde. Da mesma forma, comer um doce pode lhe fazer mal ou aliviar o estresse. Assim, a dica é observar cada um dos quatro estágios do hábito. Você quer mesmo fazer isso? Sente-se bem enquanto faz ou depois que termina? Está contente com o que isso trouxe?

Pensar em tudo isso é pensar em como será sua vida.

Fontes de referência: VivaBem, Dicio, Administradores.com

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