Mês de dezembro. Natal e Ano-Novo estão aí. Tempo de alegria, de ver a família e os amigos, de trocar presentes e tudo mais, certo? Para alguns não é bem assim. Vamos ver mais sobre as causas da tristeza do fim de ano e como lidar com ela.
Solidão no Natal
Quando se fala em Natal, muitas coisas vêm à cabeça. Além da árvore, dos presentes e da ceia, a solidariedade e o amor ao próximo são marcas desse dia. Daí, imagina-se que será um dia perfeito, no qual nada de ruim irá acontecer.
Por isso, qualquer cenário diferente pode trazer tristeza, melancolia e, em alguns casos, solidão. Torna-se natural ter lembranças ruins, como uma pessoa próxima que faleceu ou uma relação que deu errado. Esses sentimentos podem ser propulsores da tristeza de fim de ano.
Frustração no Ano-Novo
O último dia do ano é um dia de reflexões. De olhar para trás e pensar em tudo que aconteceu nos últimos 12 meses. Os planos deram certo? As expectativas se cumpriram?
Algumas pessoas têm baixa autoestima e exigem demais de si mesmas. Se algo não sai como esperado, a sensação é a de ser um fracasso como pessoa.
Cria-se então a ideia de que a mudança de ano significará uma mudança de vida. Para tal, definem-se metas, e é grande a preocupação em não cumpri-las. Isso tende a gerar um sentimento de angústia e ansiedade.
O que fazer?
Como combater a depressão de fim de ano? Primeiro passo: reconheça que algo vai mal. Caso contrário, não verá por que buscar ajuda, certo?
Comece abrindo seu coração com pessoas que estão próximas. Depois, fale com um psicólogo de confiança. Conte a ele o que sente, e receberá orientações para aliviar os maus sentimentos. Veja também se será necessário encaminhar seu problema ao psiquiatra e começar a usar remédios.
E não se esqueça de manter hábitos saudáveis. Não deixe de comer bem e fazer exercícios. Isso evitará estresse desnecessário, além de ansiedade e depressão. Afinal, estimula a produção dos hormônios da felicidade.
Tem mais dicas. Procure entender que não atingir uma meta faz parte da vida. É bom ter preparo emocional caso venha a frustração.
Não fique se comparando com os outros, em especial com o que publicam em redes sociais. E evite passar as festas sozinho, pois a solidão só vai piorar os maus sentimentos.
Previna-se!
É possível prevenir a depressão de fim de ano. Como já foi dito, ela pode ser consequência de planos que não se cumpriram. Portanto, a dica é evitar traçar metas muito grandes, difíceis de se atingir. Priorize o que é simples e não fique criando expectativas. Reflita sobre o que saiu errado e encontre formas de não repetir. Lembre-se: errando é que se aprende.
E, se precisar de ajuda, conte com a UNIICA!
Fontes de referência: Vittude, VivaBem