Psicologia e psiquiatria são especialidades associadas à mente das pessoas. Mas você sabe qual a diferença entre cada uma delas? Qual profissional cada caso exige?
Primeiramente, vamos ver o que cada um dos profissionais estuda. O psicólogo é formado em Psicologia. Em sua formação, aprende sobre a mente e o comportamento humano propriamente dito. Já o psiquiatra é graduado em Medicina e faz residência em Psiquiatria. Estuda as doenças da mente, adquiridas ou herdadas da mãe, ou do pai.
Vejamos agora a diferença entre os dois, na prática. Se há um problema mental, o psicólogo busca informações sobre os motivos, em geral, por meio do diálogo com o paciente. O psiquiatra, no que lhe concerne, identifica o problema e indica tratamento medicamentoso.
Você só deve procurar um psiquiatra se tiver alguma categoria de doença, algo mais grave. Por exemplo:
- dependência química;
- esquizofrenia;
- transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
- transtornos alimentares;
- depressão, ansiedade ou estresse.
É melhor buscar um psicólogo se for algo mais comum, como:
- mortes, acidentes e perdas em geral;
- dificuldades no trabalho;
- problemas de relacionamento;
- orientação educacional;
- busca de melhor performance, no caso de atletas;
- análise do comportamento do consumidor.
Mas a psicologia pode também ajudar a identificar sinais de doença mental. Nesse caso, as duas especialidades devem atuar em conjunto. A união faz a força.
Seja qual for seu problema, a UNIICA conta com profissionais das duas áreas. Você pode entrar em contato pelo fone (41) 3271-5855 ou pelo e-mail contato@uniica.com.br.
Fontes de referência: Psicólogo e Terapia, Summit Saúde, Unigranrio