Errar é humano, perdoar é divino. Porém, nem sempre é fácil perdoar alguém. Afinal, é natural que o erro cause raiva e mágoa.
Mas você sabia que o perdão lhe faz bem de diversas formas? Não só para sua consciência, mas também para sua saúde física. Há diversos estudos que descobriram essas vantagens. Vamos ver mais.
Bom para o coração
Segundo um estudo publicado em 2011, quando uma pessoa perdoa outra, ambas têm menos pressão arterial. Outra pesquisa mostrou que pessoas que já tiveram infarto têm mais dificuldade em perdoar.
Perdoar ajuda a controlar o estresse
Um estudo de 2014 apontou que o perdão ajuda a proteger contra os males do estresse. Os pesquisadores concluíram que o nível de estresse é menor em pessoas que têm mais facilidade em perdoar.
Você dorme tranquilo
Perdoar diminui sentimentos que fazem mal à saúde, como tensão e raiva. Assim, pode ser bom para o seu sono e para combater o cansaço. Segundo pesquisadores dos EUA, “limpar” as emoções ruins é importante para manter o bem-estar. Eles dizem que a pessoa magoada renuncia ao desejo de vingança.
Diminui o nervosismo
Reduzir o estresse ajuda a controlar o nervosismo. Um estudo diz que guardar rancor, além de causar tristeza e ansiedade, faz a pessoa se estressar mais facilmente. Os maus sentimentos podem levar a transtornos mentais, como ansiedade, pânico e depressão.
Você perdoa também a si mesmo
De acordo com uma pesquisa da Universidade Baylor, no Texas (EUA), quem pede perdão tem mais chances de poupar também a si mesmo. Um dos pesquisadores diz que uma barreira para o autoperdão é quando a pessoa que errou pensa que merece estar mal. E, quando se faz as pazes, pode-se deixar as coisas irem passando.
Não deixe as emoções negativas muito tempo dentro de você. Procure ajuda profissional para combater o que sente de ruim, seja em relação aos outros ou a você mesmo.
Conte com a UNIICA!
Fontes de referência: VivaBem (1) (2), Galileu