Como evitar que más notícias façam mal à saúde

Receber notícias ruins faz parte da vida. Seja de uma pessoa próxima ou de um jornal ou revista. O problema é que nem sempre estamos preparados para isso.

Essas notícias muitas vezes nos trazem tristeza e angústia. Por isso, hoje em dia, é natural que alguns evitem os noticiários a todo custo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford em várias partes do mundo mostrou que isso é comum no Brasil. Segundo os dados, 54% da população do país preferem fugir das notícias.

Por que notícias ruins nos fazem mal

Especialistas dizem que o que vemos na mídia constrói parte da nossa visão da realidade. Dessa forma, quando procuramos muitas notícias ruins, tendemos a ver o mundo com pessimismo.

Além disso, há uma série de consequências para a mente e o corpo. Outros especialistas no assunto explicam que os maus pensamentos prejudicam a cognição, a memória, o foco e a atenção. Também diminuem nossa imunidade, aumentando as chances de doenças físicas, mentais e mal-estar emocional.

O consumo das más notícias pode ainda levar ao vício. Isso se tornou mais visível na era dos smartphones. Segundo uma pesquisa feita nos EUA, os celulares ajudaram a disseminar notícias ruins em vídeos e imagens. Aqui no nosso blog, já fizemos um texto sobre como algo pode se tornar um vício.

Como cuidar de tudo isso

Primeiro, veja que não podemos controlar as notícias que chegam até nós, mas temos controle sobre como as recebemos. Além disso, ter base no que vemos na vida real é a melhor forma de enfrentar nossos desafios. Compartilhe o que vê com aqueles em quem confia. E, se achar necessário, converse sobre formas de lidar com as dificuldades.

Há várias outras dicas que você pode seguir. A primeira delas é conhecer seus próprios limites. Se está vendo as notícias do dia e achou uma que lhe causou angústia, pare um pouco. Permita-se fazer uma pausa para se distrair.

O horário também faz diferença. Evite conferir notícias logo de manhã. Elas poderão lhe trazer tristeza e ansiedade, o que poderá se estender pelo resto do dia. Também não é bom checá-las antes de dormir, pois pode lhe tirar o sono. Defina um horário para se informar e não fique o tempo todo conferindo o que acontece. Uma dica é configurar os alertas do seu celular, silenciando grupos de WhatsApp e desativando notificações de aplicativos de notícias.

É importante não acreditar em tudo que lê por aí. Ao ler uma notícia, tenha certeza de que ela vem de uma fonte confiável. O mesmo vale se for compartilhar a matéria em redes sociais ou mensagens instantâneas.

Por fim, lembre-se de que a vida não é só notícias. Não as deixe impedi-lo de se divertir. Continue lendo bons livros e assistindo a seus filmes favoritos. Mantenha contato com as pessoas queridas e outras atividades prazerosas. E saiba identificar os pequenos bons momentos da sua vida.

Não deixe de buscar ajuda profissional se surgir algum problema, como depressão ou ansiedade. Conte com a UNIICA!

Fontes de referência: VivaBem, BeHappier, Dutra Seguros e Benefícios

Como evitar que más notícias façam mal à saúde
Rolar para o topo
Pular para o conteúdo