O acompanhamento psicológico, muitas vezes cercado por mitos e preconceitos, é, na verdade, uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.
Mas, afinal, o que é o acompanhamento psicológico e quando devemos considerá-lo?
O acompanhamento psicológico, ou psicoterapia, é um processo clínico conduzido por um psicólogo ou psicoterapeuta qualificado. Diferente do que muitos pensam, não se restringe apenas ao tratamento de transtornos mentais. Sua abrangência vai muito além, englobando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a melhoria da qualidade de vida, a promoção do autoconhecimento e a busca por um equilíbrio mental e emocional.
Aqui na unidade, o indivíduo encontra um ambiente seguro e confidencial para explorar seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e experiências através de atividades oferecidas, como psicoterapia individual, grupos de psicoeducação, grupos de convivência e grupos operativos.
Aqui na Uniica, o acesso ao acompanhamento psicológico é pensado para ser inclusivo e abrangente, oferecendo suporte tanto para pacientes que buscam atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para aqueles que optam pelo atendimento particular.
“Muitas vezes, o maior obstáculo para buscar acompanhamento psicológico é o medo do desconhecido, o receio de enfrentar questões internas ou o estigma social ainda associado à saúde mental, mas é preciso um minuto de coragem para enfrentar os medos e entender que este ato tende a ser muito mais positivo”, reforça a Dra Daisy Ferrari.
É importante ressaltar que não existem critérios rígidos ou uma lista de pré-requisitos para buscar a psicoterapia, a busca por apoio psicológico é profundamente individual e pode se manifestar de diversas formas.