Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a pandemia da Covid-19. Um ano depois, o nível de ansiedade e depressão aumentou 25% no mundo todo. É o que dizem dados divulgados pelo órgão em março de 2022.
O estresse do isolamento social é uma das principais causas desse aumento. Mas, existem outras que estão junto, como a perda de funções no trabalho, a solidão, o medo de ficar doente e a preocupação com o dinheiro.
Vejamos então 5 dicas para controlar esse transtorno agora que as coisas estão voltando ao normal.
Dicas
Seja paciente com você mesmo. Saiba a hora certa de as coisas acontecerem. Evite coisas maiores, como ir a um show musical ou um jogo de futebol, se não se sente pronto para tal. É fundamental conhecer seu próprio ritmo e seus limites.
Defina pequenos objetivos. Retome o contato social aos poucos, da forma que lhe for confortável. Você pode começar marcando um encontro com um amigo em um lugar tranquilo, como uma cafeteria. Também é possível definir uma atividade nova para cada fim de semana.
Não fique se comparando com os outros. Você não precisa ser igual a ninguém. Seja você mesmo. Se seus amigos estão indo passear no parque ou no shopping, isso não significa que você também deve ir. Uma dica para ajudar nisso é dar um tempo nas redes sociais.
Faça algo para aliviar a tensão. Enquanto espera por um momento especial, como rever os amigos, procure uma forma de se concentrar no presente. Pode ser um passatempo, como palavras-cruzadas ou sudoku. É uma boa dica fazer uma lista de atividades divertidas e relaxantes.
Fale dos seus limites aos outros. Conte como está se sentindo e o que passou na pandemia. Diga o que se sente ou não confortável em fazer. A forma de voltar à vida normal não é a mesma para todos.
E não se esqueça: se tiver medo, pânico ou ansiedade, ou qualquer outra dificuldade, procure seu psicólogo ou psiquiatra. Conte com a UNIICA!
Fontes de referência: OPAS, Yahoo! Vida e Estilo