Você já deve saber como é importante cuidar não só da saúde física, mas também da mental. Isso não vale só para quem já é adulto, mas também para quem ainda é criança.
E quais problemas podem aparecer nos pequenos? Como tratá-los?
Antes de tudo, note que é comum que os adultos pensem que é só uma fase, que os problemas mentais da criança apareçam porque ela está aprendendo como é a vida e o mundo. Mas não é bem assim.
É na infância que nossa mente se desenvolve. As situações ruins têm papel importante na construção do comportamento. O problema é quando o estresse causado por essas situações aparece muitas vezes e dura muito. Isso muda o funcionamento dos sistemas responsáveis pelas emoções e pelos hormônios. Daí a importância de cuidar da mente desde pequeno.
Entre os problemas mais comuns, estão:
- ansiedade;
- depressão;
- esquizofrenia;
- transtornos alimentares;
- estresse pós-traumático;
- transtorno bipolar;
- TOC.
O melhor cuidado é procurar um psicólogo infantil e conferir qual o transtorno e o melhor tratamento. Mas existem outras medidas que podem ser tomadas pelos próprios pais:
- Deixe a criança mostrar o que sente. É importante que ela se sinta à vontade para expressar o que está sentindo, por meio da fala, desenho e outros sinais.
- Não esconda nada. A criança é capaz de perceber quando algo está errado. Por isso, diga a ela a verdade sobre a vida e o mundo reais. Conversem em paz sobre as coisas como são.
- Evite enchê-la de tarefas. Não dê à sua criança muitas coisas para fazer. Pode ser que isso só piore as coisas. O ideal é garantir sempre um tempo livre.
- Preste atenção nos sinais. Nos primeiros anos de vida, é normal não mostrar nem controlar de forma clara o que se sente. Assim, é importante perceber quando a criança anda muito triste, é agressiva, tímida, indiferente, se irrita fácil ou tem muitos pesadelos. Não deixe de perguntar ao seu pequeno o que está fazendo mal a ele.
Mente sã em corpo são. Não importa a idade.
Fontes de referência: Catraca Livre, Novos Alunos