A arte é uma expressão que entrega diversidade e também é uma forma de transformação social.
Muitas áreas da ciência, em especial da saúde, estudam as possibilidades da cultura como parte do desenvolvimento do bem-estar humano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as artes são adequadas para ajudar a compreender e comunicar conceitos e emoções, estimulando todos os sentidos e até mesmo a capacidade de empatia. O que, segundo o órgão global, é especialmente benéfico para a saúde mental.
A promoção da saúde é sobre o fortalecimento da saúde por meio da capacidade de escolha. Por aumentar a sensação de bem-estar geral e também oferecer expressão de sentimentos, a arte pode ser uma ferramenta que entrega ótimas contribuições. O fato é que, a arte e a cultura ampliam potencialidades, e o uso disso cria possibilidades de trocas sociais.
Nise da Silveira, famosa psiquiatra brasileira, afirma que “todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente, é o estímulo à criatividade. Ela é indestrutível. A criatividade está em toda parte”.
São diversas as possibilidades que nos fazem abrir os olhos para enxergar a arte como estratégia de cuidado para a saúde mental, por exemplo, música, dança, literatura, pintura, teatro, entre outras opções. Projetos assim, além de entregarem entretenimento, são oportunidades de expressar as emoções e fortalecer a autoestima.
Práticas culturais são essenciais para a construção de uma sociedade engajada e saudável, além de que exercer essas práticas facilita o compartilhamento das vivências e influência hábitos saudáveis.
Integração da cultura e da arte nos serviços de saúde
Através de abordagens que são mais sensíveis e inclusivas, os trabalhadores da área de saúde conseguem estabelecer conexões mais profundas com seus usuários, promovendo um ambiente de confiança e empatia. Atividades como exposições de arte nos corredores dos hospitais ou músicas ao vivo podem criar uma atmosfera acolhedora, reduzindo a ansiedade e o estresse dos pacientes durante as consultas e procedimentos médicos.
Quando se integra arte, cultura e saúde, a comunidade se humaniza e os sistemas de saúde se tornam mais eficazes e sustentáveis. Na UNIICA, priorizamos essa forma de cuidado e entendemos como isso pode promover sobriedade e potencialidades nos pacientes.
Para saber mais sobre consultas e como podemos ajudar, entre em contato pelos telefones (41) 3271-5855 e (41) 3271-5854.