A UNIICA - Unidade Integrada de Crise e Apoio à Vida, que é o maior complexo hospitalar psiquiátrico de Curitiba, é também pioneira na aplicação do medicamento Spravato (esketamina) no tratamento da depressão resistente no Paraná.
Esta abordagem inovadora oferece esperança para pacientes que não responderam a outras terapias antidepressivas convencionais ou tem ideação suicida aguda.
A UNIICA é a primeira unidade hospitalar no estado a adotar o Spravato como alternativa de tratamento para pacientes que sofrem de depressão resistente, ou seja, aos pacientes que receberam, pelo menos, dois antidepressivos ou tiveram um episódio depressivo moderado ou grave.
Antes de receberem o tratamento, os pacientes são submetidos a avaliações rigorosas para determinar o tratamento em sua situação de saúde específica. O tratamento consiste em aplicações intranasais (pelo nariz) e é realizado sob a supervisão atenta de profissionais de saúde altamente qualificados em uma sala especial e exclusiva para a aplicação, garantindo a segurança durante o processo e a eficácia do medicamento.
A Dra. Karine Furlanetto, psiquiatra na UNIICA comentou: “Estamos comprometidos em fornecer o mais alto nível de cuidado e tratamento para nossos pacientes. O uso do Spravato representa uma importante inovação em nossa abordagem para tratar a depressão resistente ao tratamento, e estamos orgulhosos por estar trilhando este caminho”.
O Spravato é um medicamento inovador, tem um mecanismo de ação diferente de muitos outros antidepressivos tradicionais, já que é administrada por via intranasal e atua de forma única no cérebro, afetando o receptor NMDA, que tem papel importante na saúde mental do paciente.
Para informações adicionais e solicitação de entrevistas com a Assessoria de Imprensa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, entre em contato pelo número (41) 9685-9369.