Unidades de Internação

Unidades de internação

A UNIICA conta com duas unidades de internação: Apoio à Vida e Intermediária de Crise.

Unidade de Apoio à Vida

É uma unidade voltada ao atendimento de pacientes com alto risco, baseada em escuta individual com auxílio de atividades terapêuticas para o resgate do amor à vida e controle dos impulsos agressivos. Com o objetivo de garantir a segurança do paciente, essa unidade conta com acomodações individuais, espaços planejados com reduzido nível de ruído e acesso restrito.

Unidade Intermediária de Crise

São internados nesta unidade casos leves ou moderados de intoxicação por drogas e álcool, assim como pacientes com reincidência de sintomas psiquiátricos advindos de transtornos mentais que não demonstram ou apresentam riscos à sua integridade física e dos outros. Por isso o paciente, tem acesso menos restrito e pode frequentar as áreas de convivência e participar das atividades terapêuticas, sempre de forma supervisionada.

Emergências Psiquiátricas

Compreendendo as necessidades do paciente e visando um atendimento psiquiátrico integral, a UNIICA oferece o serviço de pronto atendimento 24 horas, exclusivo para pacientes de convênio e particular.

 O serviço abrange o atendimento a crises decorrentes de casos como doenças psiquiátricas, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, transtorno de estresse agudo, transtorno pós-traumático, paciente com risco de suicídio transtornos devido ao uso de substâncias psicoativas – álcool e outras drogas – são alguns exemplos de atendimentos prestados na unidade.

A unidade é integrada à clínica, o que possibilita a facilidade e agilidade na internação, se houver necessidade de cuidados mais intensivos; ou ainda a possibilidade de encaminhamento ao Hospital Dia, com tratamento contínuo, sem a necessidade de internação.

Hospital Dia

O Hospital Dia é uma opção terapêutica para pacientes com quadro intermediário e que podem continuar com o acompanhamento médico sem a necessidade de internação. É geralmente indicado aos pacientes após a alta da clínica ou que apresentam quadro clínico moderado.

Nesse modelo de atendimento, os pacientes são acolhidos todos os dias pela manhã pelos profissionais da clínica e participam normalmente das atividades terapêuticas individuais e em grupos realizadas pela equipe, permanecendo em acompanhamento médico e psicológico. Ao final do dia, voltam às suas casas para o convívio familiar, mantendo essa rotina até sentirem-se seguros ao retorno normal de suas atividades diárias.

Teste toxicológico

A UNIICA realiza o teste toxicológico para pacientes internos e também externos, que podem procurar a unidade 24 horas por dia para a coleta da amostra.

Maconha

Metanfetaminas e Anfetaminas

Cocaína

Ecstasy

Heroína

Codeína

Morfina

Crack

Rolar para o topo