Home/Notícias / Uniica estuda nova proposta de alimentação para pacientes

Leia mais emNotícias

Uniica estuda nova proposta de alimentação para pacientes

30 de julho de 2019

Em busca de um atendimento individualizado e mais humanizado, focado em cada paciente, um mutirão de nutrição foi realizado na Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida (Uniica). Ao todo, quatro nutricionistas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC) participaram da atividade.

De acordo com Cassia Bertocco, nutricionista da Uniica, através do mutirão foi possível traçar o perfil nutricional dos pacientes visando uma nova proposta de alimentação que está sendo adaptada e estudada para o cardápio. “A ideia de adaptar o cardápio da UNIICA com foco na nutrição voltada para a psiquiatria”, conta. “É especializar o cardápio focando nos conceitos da neuro-nutrição”, completa.

Entender como o cérebro funciona e as formas com que a alimentação pode atender as suas necessidades é o trabalho da neuro-nutrição. “Um exemplo é a atuação do magnésio no funcionamento cerebral, a inclusão de alimentos ricos nesse nutriente pode auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade”, exemplifica Cassia.

Essa avaliação feita com os pacientes faz parte do novo formato de gestão e irá incluir no cardápio as melhores opções de alimentos para as doenças psiquiátricas. “O projeto está sendo estudado para que possa ser adaptado ao cardápio de forma gradativa. E já está sendo trabalhado com o paciente, para que ele possa entender o motivo dessa mudança”, explica.

Compartilhe