Home/Artigos / O que é tratamento Multi e Interdisciplinar ?

O que é tratamento Multi e Interdisciplinar ?

20 de junho de 2016

9 junho, 2016 às 16:13  |  por equipe do Blog Maluco Beleza

A definição de tratamento multidisciplinar refere-se ao tratamento simultâneo realizado ao paciente por várias especialidades, podendo estar relacionada a mesma área de atuação (exemplo: médico cardiologista e médico psiquiatra) ou área diversa (exemplo: psiquiatra e psicólogo).

Em um atendimento interdisciplinar, médico psiquiatra; médico clínico, psicólogo, musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, assistente social, nutricionista, enfermeiro e equipe de pastoral, promovem a reabilitação psíquica de pacientes com transtorno mental e/ou dependência química. Este fato é um grande diferencial para conquista de melhores resultados na manutenção da estabilidade do paciente a longo prazo. Ocorre, de forma evidente, redução do risco de recaída/recorrência dos sintomas psíquicos.

Outro fator que auxilia o tratamento com múltiplos profissionais é o trabalho conjunto com familiares dos pacientes internados e a utilização de grupos de apoio no suporte ao paciente com dependência química. No primeiro, grupos de atendimento aos familiares, promovido por psicólogos e psiquiatras, de forma individual ou em grupo, podem realizar a sensibilização, orientação e psicoeducação a esses familiares visando prepará-los ao convívio com o paciente pós-alta hospitalar. Não é raro a presença de familiares que também vivenciam alguma sintomatologia psíquica sendo necessário, após a identificação, o direcionamento para atendimento especializado. No segundo grupo, reuniões entre pacientes e ex-dependentes químicos com a moderação do serviço de psicologia, promovem discussões de diversos temas, comportamentos e ações comuns que levam os pacientes a apresentarem riscos de recaída em ambiente externo. Esses fatores são trabalhados com intuito de conscientizar e aumentar a rede de proteção externa destes indivíduos reduzindo com isso a probabilidade de recaída.

Diversos estudos científicos comprovam os melhores resultados adquiridos com o trabalho multidisciplinar. Esse trabalho conjunto soma forças, conhecimentos e habilidades específicas que contribuem na recuperação rápida e sustentada destes pacientes.

João Luiz da Fonseca Martins é psiquiatra e responsável técnico pela clínica psiquiátrica UNIICA – Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida.

Compartilhe