Home/Artigos / O Mito da Doença Mental II

O Mito da Doença Mental II

17 de maio de 2016

13 outubro, 2015 às 17:54  |  por equipe do Blog Maluco Beleza

A mente tem sido alvo de acalorados debates ao longo dos séculos. O dualismo mente e corpo proposto por descartes e a tentativa de refutar ou refinar tal pensamento tem notoriedade no meio científico e filosófico. Longe de querer teorizar sobre tema tão espinhoso, mas suscitando o debate, se é difícil de conceber a própria mente, como conceber o adoecimento da mesma?

Pensemos na seguinte analogia, você quer assistir a um filme em sua casa e, para sua surpresa, no meio do filme, a imagem fica toda distorcida e alguém reclama: – o filme está com problema! – Pergunto, o filme está mesmo com problema? Como saberei se é a mídia (dvd ou blue-ray), o aparelho ou até mesmo um problema na filmagem em estúdio? Pois bem, assim é também o trabalho do psiquiatra.

Do mesmo modo que podemos dizer genericamente que o filme está com problemas, também dizemos que a mente está com problemas e a arte da psiquiatria está na investigação do tipo de problema, bem como num tratamento baseado em hipóteses dos mecanismos envolvidos e até de uma causa específica.

Muito embora ainda não tenhamos uma teoria final para explicar a mente, já conhecemos bastante a respeito de defeitos em vias neuronais, mecanismos genéticos, processamento de informação e processos cognitivos, que no final, levam ao aparecimento dos transtornos mentais. Sempre aguardamos as cenas do próximo filme.

Dr. Thiago Fuentes Mestre é Psiquiatra UNIICA

Compartilhe