Home/Artigos / Bullying e Suicídio

Bullying e Suicídio

17 de maio de 2016

25 fevereiro, 2016 às 16:15  |  por equipe do Blog Maluco Beleza

Um dos assuntos mais comentados nas escolas atualmente é o Bullying. Ele significa o ato de cometer abuso/violência física e/ou psicológica por uma pessoa ou um grupo de pessoas a um indivíduo.

Na última semana, mais uma vez este assunto veio à tona após uma jovem belga chamada Madison suicidar-se por enforcamento, por não aguentar mais as agressões direcionadas a sua pessoa em uma rede social (cyberbullying).

Ficou claro, no caso da adolescente, o surgimento de sintomas depressivos – maior isolamento social, tristeza, angústia e pensamentos de morte-, após o início das ofensas. A única forma que Madison encontrou para aliviar seu sofrimento foi buscar a morte. Em uma carta de despedida aos pais ela relatou que estava cansada das agressões verbais recebidas em sua escola e nas redes sociais; não encontrava mais motivos para viver.

Este não é um caso isolado. Semanalmente surgem novos casos de brigas e discussões na mídia mundial. Os principais locais utilizados pelos agressores são a escola e a internet. Muitos utilizam perfis falsos para promoção das agressões e ameaças. Impedem a socialização dos agredidos não permitindo o contato destes com outros colegas. Utilizam apelidos ofensivos para intimidar e ridicularizar. Isto causa distúrbios psíquicos importantes nos meses e anos seguintes.

Esta notícia ainda causa um choque na comunidade pois vemos isto cada dia mais presente em nossa sociedade e temos muita dificuldade em orientar os jovens e prevenir que estas situações se repitam.

A identificação, busca por suporte emocional e tratamento dos sintomas depressivos, ansiosos, de sono ou alimentares que venham a surgir é fundamental. Precisamos realizar, de forma urgente, campanhas de conscientização da sociedade como um todo, iniciando já no ensino fundamental e médio, para evitar que outras Madison’s busquem alívio de seu sofrimento colocando fim a própria vida.

Dr. João Luiz da Fonseca Martins é Médico Psiquiatra e Responsável Técnico da UNIICA – Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida

Compartilhe